A mala para o safári é sempre uma incógnita para os marinheiros de primeira viagem. Siga a nossa orientação e arrase na savana!
– Compacta
Primeiramente, ela deve ser compacta. Isso porque o trajeto até a maioria dos lodges na África são feitos de avião. E esses aviões são bem pequenos, com cerca de 12 lugares, e a bagagem de cada passageiro não deve superar 20 kg.
Mas não se desespere. A maioria das pessoas não passa tanto tempo em um logde de safári, algo em torno de 2 a 3 noites. Portanto, é possível fazer uma segunda mala menor para o safári, deixando a mala grande armazenada no aeroporto de conexão, como o de Johannesburgo.
– Cores neutras
O tom cáqui não é a cara do safári à toa. Cores neutras são as mais recomendadas para roupas, já que tons e estampas muito chamativas podem chamar a atenção dos animais de maneira indesejada, e até perigosa.
Um exemplo disso foi o turista inglês que usava uma camisa de time de futebol listrada de branco e preto em um safári na Tanzânia, e foi atacado (e morto) por uma zebra – leia aqui. É, parece exagerado e bem sensacionalista, mas a fatalidade aconteceu e quem é que vai querer arriscar, não é?
Além disso, branco e preto são cores que atraem certos tipos de insetos e também devem ser evitadas no safári.
– Mantenha-se quente
Durante o dia normalmente não faz frio nas regiões de safári da África, salvo em dias frios de inverno. Mas lembre-se que o primeiro “game drive” parte ao nascer do dia e, o segundo, retorna já à noite para o lodge. Com isso, é provável enfrentar temperaturas um pouco mais baixas.
Leve uma jaquetinha ou malha e use e abuse das mantinhas que costumam estar no carro.
– Mantenha-se protegido
Boné, óculos escuros e repelente – esse trio não pode faltar na mala. Muitos lodges estão situados em áreas que não estão livres da Malária.
– Para a noite
Não tem agito nos lodges e o esquema é rústico, mesmo se você estiver no lodge mais luxuoso. Sem contar que muitos deles têm os quartos mais distantes da área comum, o que significa uma caminhada ao ar livre até chegar no seu apartamento.
Portanto, esqueça o salto alto em casa (ou na malona guardada no aeroporto de conexão) e leve apenas tênis, sapatilhas e flats.

Foto: magari blu
Ah, e não se esqueça também da máquina fotográfica. Você vai fazer fotos incríveis!

Posts relacionados
Dicas de Fernando de Noronha
Dicas da cliente Maíra Caiaffa [...]
5 razões para fazer um safári no Pantanal
Já imaginou fazer um safári no Brasil? Confira 5 razões pelas quais você tem que conhecer [...]
Kurotel Centro Médico de Longevidade e SPA em Gramado
Em Gramado, a cerca de 1h40 de carro a partir de Porto Alegre, está o [...]
Roteiro de Itacaré a Trancoso de carro
Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Conhecia já praticamente todo o litoral nordestino, pois trabalho [...]