Dicas de Buenos Aires por Maria Marques
Se estiver procurando um museu em Buenos Aires fora do circuito tradicional e ainda gostar de história, vai adorar o novo MUNTREF – Museo de la Inmigración. O museu já existe há um tempinho, mas trocou de administrador recentemente e se tornou um ótimo programa.
Funciona na antiga sede do Hotel de Inmigrantes, lugar que recebia os muitos refugiados que chegavam em massa à Argentina durante as 1ª e 2ª Guerras Mundiais, vindos principalmente da Europa.

Foto: Divulgação
Ao entrar no prédio, parece uma volta no tempo. O lugar é imponente, com pé-direito altíssimo e ambientes mantidos como no passado, como o grande salão do refeitório.

Foto: Laura Bellusci
Há ainda réplicas das camas onde dormiam os imigrantes e miniaturas dos navios que os transportavam, além de exposição de várias relíquias como malas, certidões de nascimento, revistas e livros da época.
É impressionante pensar que os fugitivos de guerra arrumavam uma malinha minúscula, passavam meses em um navio e chegavam a uma terra totalmente desconhecida para começar uma vida do zero.

Foto: Divulgação
A parte multimídia também é parada obrigatória, com filmes e depoimentos de imigrantes e seus descendentes. Se fosse só pela história dos imigrantes, já valeria a visita, mas o que deixa o programa ainda mais interessante é que o museu abriga o Centro de Arte Contemporáneo.
Até setembro está em cartaz por lá uma retrospectiva do Vik Muniz. A exposição é incrível, com muitas obras e documentários. Saí de lá com a certeza de que ele é um dos artistas brasileiros mais criativos que já vi.

Foto: Divulgação
A minha visita ao museu aconteceu por conta da exposição e me encantei com o espaço todo. Essa dobradinha de Museu do Imigrante + Vik Muniz vale muito a pena se você vier pra Buenos Aires até setembro.

Foto: Divulgação
Atenção apenas pra chegar ao museu – veja o mapinha aqui. O Google Maps me direcionou errado e quase fui parar no meio da favela. Fica a dica.
Onde encontrar:
Av. Antártida Argentina 1355 (entre Dirección Nacional de Migraciones e Buquebus)
Entrada por Apostadero Naval, Dársena Norte
www.untref.edu.ar/muntref/vik-muniz/

Posts relacionados
B.LEM, Portuguese Bakery em São Paulo
B.LEM, Portuguese Bakery, é uma simpática padaria portuguesa localizada na Vila Nova Conceição em São [...]
Lake Villas Exclusive Hotel
Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes Com a chegada do inverno todos buscam locais especiais [...]
Cambará do Sul, porta de entrada para os cânions no Rio Grande do Sul
Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Se você ainda não conhece os cânions do [...]
Roteiro no Rio de Janeiro
Por Teresa Perez Tours [...]