Causo de fé

Ontem tive uma das experiências religiosas e espirituais mais importantes em Roma.

Eu sou católica e acabei conhecendo aqui um jovem padre brasileiro, para quem uma amiga e eu pedimos para que celebrasse uma missa da qual pudéssemos participar.

E qual não foi a surpresa quando a missa, por coincidência ou não, foi marcada para o mesmo dia em que em São Paulo seria celebrada uma missa pelo 1º ano de falecimento da minha avó paterna.

Ainda: a missa em Roma foi agendada simplesmente em uma das capelinhas que se encontram embaixo da Basilica San Pietro no Vaticano!

Acordamos antes das 6h da manhã e fomos até o Vaticano, ainda fechado, somente com a luz do sol batendo nas suas fontes.

Passamos pela portaria, segurança, entramos na Basilica San Pietro, e descemos uma escada que leva até o andar inferior. Ali está o túmulo de São Pedro e em volta dele dezenas de capelinhas, onde são rezadas missas simultâneas.

A “nossa” capela era lindíssima, toda pintada de afrescos e mosaicos. O padre rezou a missa em italiano e em português, começando falando da minha avó. Depois me chamou para fazer a leitura. Fui pega de surpresa, ainda mais porque a Bíblia era escrita em italiano, mas acredito que até que me saí bem.

O que importa de verdade é ter tido esta oportunidade de participar de um momento assim, no templo mais importante da Igreja Católica, em uma data especial para relembrar uma avó que tanto acreditava em Deus, devota do Divino Espírito Santo.

Tenho certeza de que ela lá do Céu assistiu tudinho, sem jamais imaginar que sua memória seria homenageada no Vaticano, em plena Basilica San Pietro.

Seja qual for a sua fé, ouso dizer: não a perca. Ela nos proporciona momentos assim na vida que nos marcam para sempre.

Sol da manhã entrando na Basilica San Pietro
Foto: Christiana Söderberg

Grazie mille, Ju!

Posts relacionados

Nordeste brasileiro em 10 dias: de Fortaleza a Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba e por Jericoacoara

A região compreendida entre Fortaleza, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses guarda segredos que vão te [...]

Roteiro pelo litoral norte de Alagoas

Por Roberto Farkas Bitelman [...]

Pousada Loft da Serra em Ouro Preto

Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes Lavras Novas, um pequeno distrito de Ouro Preto em [...]

Paixão na Serra Gaúcha

Crônica de Ana Maria Junqueira [...]

4 thoughts on “Causo de fé

  1. Anonymous says:

    Amiga, amei esse post e fiquei muito feliz da missa ter sido realizada em nome da sua avó. Muito mesmo. Vc merece demais e tenho certeza que ela tb. E como sabemos muito bem, fé é tudo nessa vida e fico muito feliz de saber que vc acredita nisso tanto quanto eu. Minha irmazinha romana que Deus me deu… Mil bjos, Ju

  2. katia says:

    Ju..me emocionei lendo este post… s.. ..minha nonna tambèem era super devota… isso que vc disse ela me ensinou…nao importa quando onde ou como, o importante é manter a fè…SEMPRE

    Bacio

Comentários não permitidos.