O cinema italiano nos convida sempre a aprender um pouco mais sobre suas grandes estrelas. Ainda mais as romanas.
Alberto Sordi foi um ator e diretor italiano nascido em Roma e é até hoje fiel retrato da cidade.
É um dos principais atores cômicos da Itália, sobretudo para papéis que envolviam Roma, por toda a sua “romanità”.
Foi com o grande diretor Federico Fellini que passou a brilhar de verdade no cinema, nos filmes “Lo sceicco bianco” e “I vitelloni”. Mas foi o filme “Un americano a Roma”, do diretor Steno, que lhe rendeu a cena da macarronada que está estampada na parede de diversas trattorias em Roma.

“Un americano a Roma”, de Steno (1954)
“Maccarone, m’hai provocato e io ti distruggo”
[“Macarrão, me provocou e eu te destruo”]
Sordi imortalizou também a frase do poeta Giuseppe G. Belli, que nos faz rir no filme “Il marchese del Grillo”, do incrível diretor Mario Monicelli:
“Mi dispiace ma io so io e voi non siete un cazzo!” [“Sinto muito, mas eu sou eu e vocês não são p… nenhuma!”].
Assista:
“Il marchese del Grillo”,1981, de Mario Monicelli
Sordi nos deixou em 2003, diante de um funeral que levou 500 mil pessoas a Piazza San Giovanni in Laterano, em Roma, tamanha a admiração que tem do povo italiano. Ou melhor, romano.

Posts relacionados
Roteiro Sul da Bahia: Trancoso e Corumbau
Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Uma das combinações que considero perfeitas para viagem [...]
5 restaurantes italianos em São Paulo
A cozinha italiana é a minha preferida desde criancinha, muito, muito antes de eu morar [...]
Pousada Estrela D’Água em Trancoso
A melhor pousada de Trancoso [...]
Restaurante Sottovento em São Paulo
Todo mundo brinca que shopping é a praia de paulista – eu só fui concordar [...]