O desapego segundo a escritora Marie Kondo

Dicas de NY por Gisela Gueiros

Desde que virou tema de uma matéria no NYTimes, a japonesa Marie Kondo se tornou musa em Nova York. Autora do best-seller “The Life-Changing Magic of Tyding Up: The Japanese Art of Decluttering and Organizing”, Marie, de 30 anos, ensina técnicas de organização interessantíssimas.

Algumas das ideias que ela propõe: se desfaça de tudo que não “spark joy” (emana alegria), se despeça das roupas que for passar pra frente e agradeça pelo serviço que elas prestaram, não compre organizadores – sua casa já tem todo o espaço que você precisa.

Ela explica que não adianta tirar do armário o que está velho e você não usa mais, saiu de moda ou rasgou. O exercício é mais complexo. Você deve segurar cada peça nas suas mãos e decidir “isso emana alegria?”.

Segundo ela, quando seguramos as roupas e as dobramos com cuidado, transmitimos energia, o que tem um efeito positivo nas peças.

Ela também recomenda que a gente guarde roupas parecidas perto umas das outras: “assim como pessoas, elas relaxam mais em companhia de seus similares, se sentirão mais confortáveis e seguras”.

Uma de suas dicas mais engraçadas é de que meias trabalham muito e não devemos guardá-las em bolinhas, já que assim elas não conseguem descansar.

Ontem comecei a por em prática o método dela e é muito liberador (principalmente porque aqui em NY os apartamentos tendem a ser menores). Uma das dificuldades que tive foi a de sacar quando as coisas emanavam ou não a tal alegria da qual ela fala.

Marie Kondo em açãoFoto: Reprodução/
Marie Kondo em ação
Foto: Reprodução

Por exemplo: um pijama super velho, mega confortável e quentinho não emana alegria, mas me pede pra ficar comigo mais um inverno. Nesse caso, acabei deixando na gaveta… Mas em outros momentos, desapeguei geral. A coisa é meio viciante. Depois de fazer arrumação no meu closet, fiquei com desejo de reorganizar a casa inteira.

A repórter do NYTimes, que escreveu sobre o tema, diz que depois de algumas horas esqueceu de agradecer e se despedir de algumas peças, mas garante que música country ajuda a dar o clima da despedida, hehe!

Quer aprender a dobrar camisetas com Marie Kondo? PLAY!

E se quiser adquirir o best seller, clica aqui.

Posts relacionados

Zorah Beach Hotel no norte do Ceará

Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes Em 2009, em uma de minhas aventuras pelo Brasil, [...]

Os meus 10 lugares preferidos no mundo

Os destinos mais especiais que já visitei

Eataly em São Paulo

Os detalhes do mega empreendimento

Hotel Casa dos Arandis na Bahia

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Quando ouvi de um amigo a dica de [...]