Dicas da Irlanda por Larissa Correia
Cliffs of Moher é um dos lugares mais bonitos que visitei na Irlanda e é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que pretendem conhecer mais do país.

Foto: Larissa Correia
A visita até Cliffs of Moher acontecem a partir de Galway. A companhia que contratei para o day tour foi a Healy’s. As saídas são às 10h e às 11:30 e você pode comprar on-line aqui.
A viagem tem duração de mais ou menos 8 horas e eles fazem um tour por vários lugares da região.
A primeira parada foi em Aillwee Caves.

Foto: Reprodução
Localizado no coração da Burren no Condado de Clare e a 40 minutos de Galway, espere encontrar um submundo com belas cavernas, sob formações estranhas e ao lado de uma cachoeira em um tour de 30 minutos.
Ao final, os guias levam ao “mundo exterior” onde você pode conhecer mais deste universo e fazer compras de souvenires. Além disso, do lado de fora é possível avistar da montanha uma das mais espetaculares vistas da Baía de Galway.
Depois visitamos o Poulnabrone Portal Tomb. Este é um dos monumentos megalíticos mais fotografados na Irlanda, principalmente devido à sua forma esculpida e o fácil acesso a partir da estrada. Quando estive lá, o dia estava cinza, além de ter muitos turistas. Então a foto não é das melhores. O monumento foi construído provavelmente entre 4.200 AC e 2.900 AC.

Foto: Larrisa Correia
E finalmente chegamos ao Cliffs of Moher, uma das mais populares atrações da Irlanda e também um dos finalistas das Sete Maravilhas do Mundo da Natureza.
É um conjunto de penhascos lindíssimos que se estendem por mais de 8 quilômetros. A formação geológica é surpreendente e é possível ver as diferentes marcas feitas por velhos canais fluviais por toda a encosta. As marcas mais antigas datam de mais de 300 milhões de anos.
Além disso, os Cliffs of Moher têm mais de 200 hectares protegidos por leis da União Europeia, demonstrando a importância da natureza.
Valem uma visita, seja para tirar belas fotos ou apreciar este lindíssimo patrimônio da natureza.

Foto: Larissa Correia
Na volta paramos em Doolin, conhecida por seus festivais de música e seleção de tradicionais pubs irlandeses onde o ônibus faz uma parada para o almoço no famoso Fitzpatricks, bar com boa comida a valor reduzido e, claro, ideal para apreciar uma boa Guiness.
Por fim, a última parada foi o DunGuaire Castle. Ele é bem bonito, mas no horário já estava fechado e não foi possível entrar.
*Como chegar em Cliffs of Moher?
Muitos alugam um carro assim que chegam no aeroporto de Dublin e vão até Galway, município que está a alguns quilômetros dos Cliffs, e aproveitam para estender um fim de semana lá. Outros preferem contratar uma das muitíssimas agências de turismo de Dublin e ir até o local de ônibus, com direito a motorista que é guia turístico e tudo. Quando fui, optei por ir até Galway no sábado e aproveitar o dia por lá e ir até o Cliffs no domingo pela manhã.
O ideal é checar como está a previsão do tempo antes de ir, pois se chover ou estiver nublado, você não vai conseguir ver muita coisa nos Cliffs. O principal lá é a paisagem, que é in-crí-vel.
*Onde comer em Galway?
No centro de Galway, está uma pizzaria excelente chamada The Dough Bros Pizzeria – eles fazem as tradicionais pizzas italianas como ninguém.
A casa começou em um trailler, estilo food truck. Tudo lá foi construído com quase nada de investimento, mas com bastante charme. As mesas e as cadeiras foram doações ou então muitas vezes encontradas no lixo e reformadas.

The Dough Bros
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
O local tomou forma em poucos dias com a ajuda dos sócios e alguns amigos. Toda a história deles é contada na parede do 2º andar do restaurante, cheia de fotos e detalhes em uma linha do tempo. O atendimento foi incrível e, a comida, deliciosa!
Onde encontrar:
24 Upper Abbeygate Street – Galway – Ireland
www.thedoughbros.ie

Posts relacionados
Hotel Bourbon Convention Ibirapuera em São Paulo
Dicas da Redação por Sara Meirinho Recentemente aconteceu em São Paulo a Travelweek, evento que reúne [...]
Pasquale Cantina em São Paulo
A Pasquale Cantina é um cantinho paulistano despretensioso onde se come e se bebe bem. [...]
Hotel Villa Rossa em São Roque
Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes São Roque, uma pequena cidade paulista localizada a 60km [...]
5 cemitérios famosos que se tornaram atrações turísticas
Hoje é dia de finados, dia que, para muitos, significa reviver uma saudade, visitar o [...]