magari blu vai à Festa da N. Sra. Achiropita!

Sempre tive curiosidade de conhecer a famosa festa da Nossa Senhora de Achiropita, que acontece todo agosto no bairro do Bixiga, em São Paulo.

Alguns leitores me escreveram instigando a minha presença na festa e lá fui eu no último domingo.

A maior festa da comunidade italiana em São Paulo acontece na Rua 13 de maio, nas imediações da igreja em homenagem à santa.

A rua fica fechada, com bastante policiamento, e muita gente!

São diversas barraquinhas, que lembram a dinâmica das nossas festas juninas, mas onde a comida italiana impera, como não poderia deixar de ser.

Pizza, linguiça calabresa, spaghetti, penne e a descoberta na festa: fogazza.

A fogazza é uma espécie de pastel e é a barraca mais disputada, com filas quilométricas!

Os doces são super variados, morangos cobertos com chocolate, bombas, quindim… Ou seja, fogem um pouco dos doces típicos italianos, salvo os cannoli!

Todo ano a festa é visitada por cerca de 200.000 pessoas, que consomem 10.000 quilos de macarrão, 5.000 quilos de mozzarela, 5.000 quilos de linguiça e 10.000 litros de vinho! Ufa!

Confiram os cliques:

HUMMMM…
Fotos: magari blu

Merece um belo destaque também a igreja de Nossa Senhora Achiropita, que me surpreendeu com seu interior colorido.

Linda!

A fachada da igreja
Foto: magari blu
O interior da igreja: linda!
Foto: magari blu

Aliás, no mundo inteiro, existem somente duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Achiropita: uma na Itália, que atualmente é catedral, na Calábria, e a outra, a Paróquia de Nossa Senhora Achiropita em São Paulo.

A minha ideia era uma festa com frequência mais italiana do que brasileira, visitada por imigrantes e descendentes de italianos em massa! Entretanto, constatei que a festa é bem democrática e mais apreciada pelos brasileiros que gostam de uma bela comida italiana – come io.

A Rua 13 de maio enfeitada
Foto: magari blu

E, por fim, um vídeo rápido do sino da igreja tocando junto com a música italiana e uma geral da festa!

Vídeo: magari blu

 

Onde encontrar:

Festa Nossa Senhora Achiropita
Rua 13 de maio, Bixiga, São Paulo
Até dia 2 de setembro de 2012

Posts relacionados

Sainte Marie Gastronomia: o melhor restaurante árabe de SP

Há algum tempo ouvia falar do Sainte Marie Gastronomia, restaurante árabe na região da Vila [...]

Dicas de Fernando de Noronha

Dicas da cliente Maíra Caiaffa [...]

Txai Resort em Itacaré

Testado e aprovado pelo Magari blu [...]

Dicas de Taipu de Fora

Por Sara Meirinho [...]