Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman
Desde a primeira vez em que estive na Chapada Diamantina, há mais de 25 anos, me encantei com a região.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
A pequena cidade de Lençóis, com aproximadamente 10 mil habitantes, é a mais conhecida, e com a melhor infraestrutura para o turismo de alto padrão.
Tem bons hotéis, como o Hotel Canto das Águas e o Hotel de Lençóis, e boas opções de hospedagem mais caseiras, como a Estalagem do Alcino, que tem o melhor café da manhã que já experimentei.
A partir de Lençóis é possível fazer inúmeros passeios e atividades, tanto saindo a pé, como em carro. São diversas cachoeiras, grutas, morros, mirantes e piscinas naturais.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
E a Chapada não se resume só a Lençóis. Outros pontos bem interessantes e com excelentes atrativos naturais e culturais são ótimas dicas para quem tiver mais tempo e quiser explorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina de forma mais ampla.
Um bom exemplo disso é o vilarejo do Capão, a 1 hora e meia de Lençóis. Além de ser a base para visitar a emblemática Cachoeira da Fumaça (com quase 400m de altura), está próximo a lindos cenários naturais e tem um centrinho descolado e interessante, bem charmoso.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
Outro destino imperdível é o minúsculo vilarejo de Xique Xique do Igatu, com apenas 400 habitantes. É um povoado parado no tempo, onde as marcas do garimpo ainda estão bem presentes na cultura e nas construções.
Por ali também dá para fazer boas caminhadas, passar por cachoeiras e ter lindas vistas da região. De Lençóis à Igatu são 2 horas de carro. Apesar de ter uma estrutura hoteleira pequena e menos sofisticada, tem opções acolhedoras, como a Pousada Pedras de Igatu.

Foto: Reprodução
Igatu está entre as cidades de Andaraí e Mucugê, que são mais urbanas, e que guardam muitos ingredientes da historia e da cultura da região, riquíssimas!

Foto: Reprodução
*Como chegar?
O melhor jeito de se chegar à Chapada Diamantina é voando para Lençóis (voos às quartas e sextas e aos sábados e domingos), ou de carro a partir de Salvador, o que leva de 5 a 6 horas de viagem.
Fale conosco para organizar a sua viagem:

Posts relacionados
Mercados pelo mundo
Tendências em viagens por Rogéria Pinheiro Não é de hoje que os mercados locais vêm [...]
Pasquale Cantina em São Paulo
A Pasquale Cantina é um cantinho paulistano despretensioso onde se come e se bebe bem. [...]
Maitei Hotel em Arraial D’Ajuda
Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes O sul da Bahia é um dos destinos mais [...]
Hotel Transmérica na Ilha de Comandatuba
Minha experiência no Transamérica [...]