Por Teresa Perez Tours
Revelada para o mundo na década de 1960, após a ilustre visita da atriz francesa Brigitte Bardot, Armação dos Búzios – ou apenas Búzios, como é carinhosamente chamada – está a 165km do Rio de Janeiro e a 588km de São Paulo, na Região dos Lagos fluminense.
Conhecida como “Saint-Tropez brasileira”, por influência de Bardot e também por receber o jet set internacional, a cidade ainda mantém o charme de sua antiga vila de pescadores e arquitetura de madeira rústica está presente em muitas casas e estabelecimentos de moradores locais.
Em uma península de 8 km de extensão, Búzios abriga 23 praias de características distintas e infraestrutura que vai do rústico ao sofisticado. A vegetação, remanescente da Mata Atlântica, completa o cenário cinematográfico de beleza singular.

Foto: Teresa Perez Tours
*O que fazer?
Orla Bardot e Praia da Armação
A orla Bardot, considerada uma continuação da Rua das Pedras, é onde está a Praia da Armação, sempre colorida pelos barcos de pesca que ali ficam ancorados.
O bucolismo se faz presente através de decks de madeira e das esculturas dos visitantes famosos, como a atriz francesa Brigitte Bardot e o presidente Juscelino Kubitschek, além dos pescadores, que também foram homenageados através de monumento.

Foto: Teresa Perez Tours
Praia João Fernandes
Cercada por hotéis, pousadas e condomínios de luxo, a praia tem águas calmas, ideais para a prática de caiaque.
A praia costuma ser parada obrigatória nos passeios de escuna, por conta de seus inúmeros costões, possibilitando uma visão magnífica aos praticantes de snorkel. Com excelente infraestrutura de bares e restaurantes, a João Fernandes é uma das favoritas dos turistas nacionais e estrangeiros.

Foto: Teresa Perez Tours
Praia dos Ossos
Com orla arborizada, charmosas casinhas de pescadores e repleta de barcos de pesca, a praia tem visual bucólico e beleza digna de cartão postal.
Do lado esquerdo, fica a igreja de Sant’Ana e o Iate Clube de Búzios. Seguindo pela direita é possível chegar até a praia da Azeda. Ótima para boas fotografias e para aproveitar em família.

Foto: Teresa Perez Tours
Praia Brava
Dividida em 2 trechos, a Praia Brava é considerada pelos visitantes frequentas como bonita e selvagem.
Um de seus lados tem quiosques e restaurantes durante toda sua faixa de areia, enquanto o outro lado – que pode ser acessado andando por um caminho de pedras – é mais reservado e calmo.

Foto: Teresa Perez Tours
Praias da Azeda e da Azedinha
O acesso à praia se dá de 2 formas distintas, porém igualmente cênicas: uma escadaria de madeira – que permite a visão desde o alto do morro para o mar e para o horizonte – ou via barco a partir da praia dos Ossos – permitindo o vislumbre da imensidão azul.
A poucos metros à direita, em um curto caminho de pedras, é possível acessar a praia da Azedinha, que é facilmente percorrida em 40 passos. Contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante, as praias se tornaram áreas de proteção ambiental.
Nos dias mais movimentados é concorrido um lugar em sua estreita faixa de areia.

Foto: Teresa Perez Tours
Praia da Ferradura
A praia é uma das favoritas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos por conta de seu mar calmo e sua atmosfera tranquila.
É onde se localizam algumas das melhores estruturas hoteleiras de Búzios.

Foto: Insólito Boutique Hotel
*Onde comer?
Satyricon
No Satyricon, imperam os frutos do mar da melhor qualidade.
Logo na entrada do restaurante, 2 balcões exibem peixes frescos, vistosas lagostas e outros crustáceos para a escolha dos clientes. O cardápio apresenta ainda pratos da cozinha mediterrânea e deliciosos risotos.

Foto: Divulgação
Onde encontrar:
Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 500, centro, Búzios
www.satyricon.com.br
Sollar De Búzios
O renomado chef italiano Dani Braga demonstra todo o seu amor pelo queijo mozzarella em pratos italianos elaborados à base da iguaria, produzida artesanalmente.
O gracioso Sollar ocupa uma bela casa do século 18, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Foto: Divulgação
Onde encontrar:
Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 994, Búzios
Tel: 22 26235392
www.sollarbuzios.com.br
Farinatta
O Farinatta prima pela exclusividade. Funciona apenas aos fins de semana e mediante reservas antecipadas.
Em um espaço intimista, quem atende os clientes é a própria chef Eloisa, que recita o cardápio do dia. De sua cozinha saem clássicos e pratos experimentais da gastronomia italiana.

Foto: Divulgação
Onde encontrar:
Avenida Enseada do Albatroz, 116, Búzios
Tel: 22 26231934
www.farinatta.com.br
*Onde ficar?
Insólito Boutique Hotel
A integração com a natureza dá o tom no Insólito, que segue uma proposta de criatividade e sofisticação, com grande enfoque no design e inspirações artísticas. O hotel está de frente para a praia da Ferradura, uma das mais belas de Búzios.



Seus quartos e suítes são decorados de maneira única, com elementos que enaltecem a cultura brasileira, como obras de arte e livros, mostrando a preocupação histórica e cultural que permeia todo projeto do Insólito.

Grandes destaques, o projeto paisagístico do hotel foi assinado por Anouck Barcat e a iluminação, quase teatral, por Maneco Quinderê.
Onde encontrar:
www.insolitos.com.br


Posts relacionados
Dicas da Chapada Diamantina
Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Desde a primeira vez em que estive na [...]
Como aliviar o jet lag
Voltar de viagem e readequar o corpo à rotina pode ser bem difícil. Nosso relógio [...]
Cambará do Sul, porta de entrada para os cânions no Rio Grande do Sul
Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Se você ainda não conhece os cânions do [...]
Onde ficar em Campos do Jordão: Toriba Hotel, Spa & Gastronomia
Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, localizada a 1.628 metros acima [...]