Milão à milanesa

Já estava na hora de Milão (Milano) dar as caras por aqui!

E a estreia milanesa não poderia ser melhor: são as dicas da leitora e amiga Patricia Wissmann Cyon, paulistana que recentemente retornou ao Brasil depois de uma temporada na cidade que respira moda.

Ela nos passou com exclusividade dicas incríveis que não deixam de fora cultura, compras, restaurantes, baladas e até sorvetinho… Todas imperdíveis!

“Milão tem um ar elegante talvez um pouco arrogante, o que diz bastante sobre seus habitantes. Sim, o milanês é um tanto ‘grosso’, mas não ache que isso seja capaz de tirar o charme. No final você vê que todos estes aspectos que envolvem Milão se casam perfeitamente, que acabam por transformar a capital da moda e capital financeira da Itália num destino extremamente charmoso e moltissimo bello!!”

Por isso, para fazer uma visita bem à milanesa, fique atento para os destaques recomendados pela Patricia:

1. A “Santa Ceia, IL CENACOLO”: o destaque se dá também pela necessidade de agendamento prévio da visita, que muitas vezes deve ser feito com até 3 meses de antecedência. A obra está exposta no Santuario di Santa Maria delle Grazie e para agendamento clique aqui.

“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci

2. Para entrar no espírito da cidade, a primeira coisa que se deve fazer é passear até o famoso DUOMO, “parar de frente àquela construção inacreditável e respirar fundo, tomando cuidado para não esbarrar nas pessoas e nem nos pombos”, brinca Patricia.

Duomo, a Catedral de Milão
Foto: Reprodução

3. Seguindo para a esquerda, logo está a GALLERIA VITTORIO EMANUELE, primeiro shopping center do mundo, e o local é lindo.

“Não se esqueça de dar uma volta completa, com o pé direito no touro (e fazer um pedido), que se encontra quase no centro da galeria!”

4. De lá, pode seguir a caminhada e ir até o TEATRO ALLA SCALA, onde sempre estão em cartaz espetáculos que valem a pena, como ballets e óperas.

5. Dos museus indicados, o primeiro é TRIENALE, que fica no Parco Sempione. É o primeiro de museu de design de Milão e vale depois emendar num passeio pelo parque. A Patricia conta ainda que este é um parque lindo: “Tinha o privilégio de tê-lo com vizinho de casa, delícia! Às vezes ia lá tomar um suco, tem um restaurantezinho bem agradável!” Quem quiser dar uma esticada, pode passar ainda pelo CASTELLO SFORZESCO.

6. O outro museu recomendado é PINACOTECA DI BRERA, com o melhor acervo de Milão: obras de Caravaggio, Rembrandt, Veronese… Este museu fica no BRERA – bairro que merece atenção, pois é cheio de lojinhas, galerias, restaurantes, brechós, etc. Opções não faltam na região e o passeio é uma delícia!

7. Ninguém é de ferro e quando se pensa em Milão logo se pensa em grifes, lojas, compras… Aqui estão os nomes das lojas mais bacanas e preferidas da Patricia:

– 10 Corso Como: mini loja de departamentos, com várias marcas bacanas, masculinas e femininas. Vale super a pena. Ela conta ainda que o restaurante da loja não traz a melhor comida, mas é bem agradável para sentar e ver o movimento do pessoal, que é super descolado (o endereço é o nome da loja).

– Antonia: localizada no Brera, é dividida em três lojinhas, feminino, masculino e acessórios, com ótima seleção de marcas (Via Ponte Vetero, 1).

– Biffi: outra multimarca que vale a pena e fora do buchicho, o que a torna uma opção menos cheia de clientes. Peças masculinas e femininas (Corso Genova, 5/6).

– Banner: dos mesmos proprietários da Biffi, traz opções só para as mulheres, na região da via Monte Napoleone (Via San Andre,

Milão conta com duas lojas de departamento conhecidas:

– La Rinascente, ao lado do Duomo, não é a preferida da Patricia, mas segundo ela “é um bom resumo num lugar só e a loja de departamentos mais famosa na Itália”. No último andar tem restaurantes com vista para o Duomo, que podem vir a ser boas opções para quem procura praticidade e uma vista bonita. A loja está na CORSO VITORIO EMANUELE (na mesma rua se encontram lojas mais em conta, tipo Zara, Mango, H&M, entre outras);

– E a nova Excelsior (mesma rede da Antonia) vale super a visita (Galleria del Corso, 4 – travessa da Corso Vittorio Emanuele).

Excelsior
Foto: Reprodução

8. A famosa VIA MONTE NAPOLEONE é a rua das grifes mais famosas – “preparem os bolsos”, avisa a nossa amiga -, e vale andar também pela paralela VIA SPIGA, e pelas ruas entre ambas, que são onde estão lojas como Chanel, Stella McCartney, Balenciaga, etc.

9. Por ali, uma boa opção de almoço pós-compras é o BAGUTTA, bem tradicional, e destino de muitos que visitam a cidade.

10. “O aperitivo” é um programa bem tradicional de Milão, assim como em toda a Itália. Todos os bares servem o aperitivo, que seria algo como o nosso happy hour. É bom chegar antes das 20 horas. A Patricia indica boas opções para curtir o aperitivo:

– No HOTEL BULGARI é gostoso fazer aperitivo, sentar no jardim, pedir um vinho e beliscar as comidinhas.

– A região do NAVIGLI é cheia de bares e restaurantes, de jovens andando nas margens do canal que corta a região, o qual foi projetado por Da Vinci. Lá existe uma porção de opções para o aperitivo, tanto na margem esquerda quanto direita do canal.

– Outro lugarzinho bem simpático para o aperitivo é a COLONNE DI SAN LORENZO, região também lotada de bares e lojinhas mais descoladas.

11. Agora vamos ver o que a eat girl Patricia nos indica para apreciar a cucina milanesa!

Mimmo (Osteria del Corso): um dos favoritos! Bom para almoçar e jantar, fora da turistada (Corso Giuseppe Garibaldi, 75).

Bianco Latte: delícia de comida, com destaque especial para a burrata! Doces também são imperdíveis. Melhor para o almoço (Via Filippo Turati, 30).

Ibiza: ótima comida e super animado. O preferido para o esquenta antes da balada! (Corso Giuseppe Garibaldi, 108).

La Briciola: do mesmo tipo do Ibiza, mas mais tranquilo. Local bem frequentado pelos milaneses (Via Solferino, 25).

Cracco-Peck: restaurante renomado, considerado um dos melhores restaurantes da Itália (Via Victor Hugo, 4).

Il Marchesino: outro restaurante conhecido e reconhecido onde se come muito bem (Piazza della Scala, 2).

Vecchia Lira: super tradicional, fica perto do Ibiza, e é mais tranquilo (Largo La Foppa, 5).

12. E os restaurantes das grifes e marcas que tem que ir, ao menos para conhecer:

Nobu (Armani): Via Gastone Pisoni, 1.

Gold (Dolce e Gabbana): Via Carlo Poerio, 6 (fora do centro).

Café Trussardi: Piazza della Scala, 5.

10 Corso Como: o endereço é o nome da loja.

13. Para comida japonesa, existe opção que, segundo a Patricia, é melhor do que o Nobu. Trata-se do FINGER’S. “É um restaurante japonês bacaninha que tem algo a ver com o Nagayama de São Paulo” (Via San Gerolamo Emiliani, 2).

14. E quais são as novidades na gastronomia milanesa? Podemos citar dois restaurantes recentemente inaugurados, ambos já testados e aprovados pela Patricia:

Pane e acqua: bacana e gostoso, comida italiana mais diferente e “tem uma galeria do lado de Rossana Orlandi, que é o maximo, se quiserem passear, vale super!” (Via Matteo Bandello, 14).

Bianca: Super clean e gostoso, “desses que não tem erro” (Via Bartolomeo Panizza, 10).

15. A Patricia dá a dica ainda para quem estiver em Milão no domingo fazer um Brunch no Hotel Sheraton Diana Majestic (Viale Piave, 42).

16. E a noite? As baladas indicadas são: Armani (Via Gastone Pisoni, 1); Just Cavalli (Via Shakespeare-Torre Bianca); The Club (Corso Garibaldi, 97); Hollywood (Corso Como, 15). Vale lembrar que no verão elas fecham e abrem em outro lugar.

17. E, por último, mas não menos importante, o gelato!

sorvete mais imperdível de todos para a Patricia, que “dá até emoção de escrever”, chama Cioccolatitaliani: “Peça para o atendente despejar o chocolate derretido na sua casquinha, opção ao leite, branco ou amargo, e depois escolha os sabores de sorvete! Hummmm!!!” (Via San Raffaele, 6).

Sorvetes do Cioccolatitaliani
Foto: Reprodução

A-m-e-i  a participação da Patricia!

Grazie mille! 😉

Posts relacionados

Vila Kalango em Jericoacoara

Onde ficar em Jericoacoara [...]

Hotel Villa Rasa em Búzios

Viagens pelo Brasil por Priscila Bentes O Villa Rasa fica em Búzios e pertence ao grupo [...]

Hotel Casa dos Arandis na Bahia

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman Quando ouvi de um amigo a dica de [...]

O Anantara Spa São Paulo no Tivoli Mofarrej

Testamos a massagem do mítico spa [...]

14 thoughts on “Milão à milanesa

  1. Anonymous says:

    AMEIIIII, vai dizer que não deu vontade de ir a minha terrinha??? Um dia vamos tutti insieme.
    Baci Mille
    Patricia Wissmann Cyon

  2. alina says:

    Adoro Milão e vou todos os anos visitar o Salão do Móvel!O post está realmente excelente,conheço vários dos endereços e já coloquei a Excelsior e a Cioccolatitaliani na minha listinha de abril!
    Arrivedeci!

  3. Alina says:

    Ana, acabei de chegar de Milão e realmente fiquei enlouquecida com a Ciocollatitaliani.Eu queria voltar todos dos dias!O bom é que é bem ao lado do Luini, então você aproveita e vai as 2 delícias de uma só vez.A Excelsior realmente é linda e vale a visita.Uma dica que vou todos os anos é a Armandola Salumeria, que agora esta na Via Borgospesso quase esquina de Via Della Spiga, que tem um risoto de 7 euros maravilhoso.Só dá locais.
    Bjs

  4. Lizi Buzanelli says:

    Amo Milão e quando foi pra lá a uns 2 anos atrás, eu peguei algumas dicas suas de Milão e Roma e desde então sigo o seu blog. Diante do post de hoje reafirmo que no quesito “baladas” todas as opções indicas são TOP! E o melhor de tudo, só se vê italiano por lá! E também deixo uma dica de restaurante em Milão pertinho da Galleria Vittorio Emanuelle, o restaurante Paper Moon. Comida boa, ambiente cheio de executivos e modernetes e preço bom!
    Bjos

  5. TERESA WANGG says:

    Gostaria de ter dicas sobre onde ficar em Milao. Estou indo para a Itália e minha ultima cidade vai ser Milão ! Vamos ficar 3 dias.
    Outra dica que gostaria de ter é de como ir ao Lago di Como.

  6. Débora says:

    Ei! 🙂 Acabo de descobrir o seu blog por acaso. Moro em Milão desde o ano passado e estava procurando informações sobre Cinque Terre pois quero passar uns dias por lá no próximo feriado. De curiosidade vim ver o que tinha sobre a minha cidade (que eu amo!). 🙂 Gostei muito do post, e se quiser dicar menos turísticas e clássicas, tenho um monte.

    Ah! Eu tenho um blog mas ele anda BEM desatualizado. Preciso tomar vergonha na cara e atualizar mais vezes. Hehehehe

    Parabéns pelo blog! 🙂

    Beijo!

  7. Pedro Pereira says:

    Olá,

    Excelentes dicas para viajar em Milão. Estando a trabalhar na Select Italy Brasil não posso deixar passar a oportunidade de colocar aqui a possibilidade de comprar ingressos online para os melhores museus em Milão – http://selectitaly.com.br/browse/things-to-do/museums

    Adorei o seu blog e vou guardar nos meus favoritos para posteriores contactos!

    Os nossos melhores cumprimentos,

    Pedro Pereira

Comentários não permitidos.