Top 5: restaurantes em Nápoles

Nápoles é a terra da pizza e da melhor mozzarella de búfala, então já dá para imaginar o quanto se come bem por aqui!

Confira nossa listinha de 5 restaurantes preferidos em Nápoles:

(1) Il Comandante

O restaurante está no descolado Romeo Hotel, um dos 5 estrelas de Nápoles. No alto do prédio do hotel, tem uma bela vista para o mar.

Espere encontrar por aqui um menu criativo, onde os ingredientes locais são usados em novas versões, com texturas e sabores diferentes do usual – o que já se vê desde o couvert.

Couvert do Il Comandante Foto: Ana Maria Junqueira
Couvert do Il Comandante
Foto: Ana Maria Junqueira
Antipasto: Assoluto di Gambero Rosso 2.0 Camarão em 3 texturas, de comer de joelhos Foto: Ana Maria Junqueira
Antipasto: Assoluto di Gambero Rosso 2.0
Camarão em 3 texturas, de comer de joelhos
Foto: Ana Maria Junqueira
Black cod do Il Comandante Foto: Ana Maria Junqueira
Black cod do Il Comandante
Foto: Ana Maria Junqueira

O chef do Il Comandante é o Salvatore Bianco e o restaurante tem 1 estrela no guia Michelin desde 2012.

Ainda que não peça sobremesa, a seleção de petit fours é linda e deliciosa Foto: Ana Maria Junqueira
Ainda que não peça sobremesa, a seleção de petit fours é linda e deliciosa
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
Via Cristoforo Colombo, 45, Nápoles
Tel: +39 081 604 1580
www.romeohotel.it

(2) Palazzo Petrucci

Ao chegar na porta do restaurante, certamente você ficará em dúvida de onde ir, uma vez que, na rua, tem apenas um interfone e um elevador. Mas não se preocupe, está no lugar certo. Desça o elevador até o Palazzo Petrucci, um dos melhores restaurantes de Nápoles.

Lasagnetta de mozzarella de búfala com camarão cru Foto: Ana Maria Junqueira
Lasagnetta de mozzarella de búfala com camarão cru
Foto: Ana Maria Junqueira
Mescafrancesca com lagosta Foto: Ana Maria Junqueira
Mescafrancesca com lagosta
Foto: Ana Maria Junqueira

Sob comando do chef napolitano Lino Scarallo, a ideia é revisitar os clássicos da região, sobretudo ragu e mar, em um ambiente despretensioso.

Os petit fours do Palazzo Petrucci Foto: Ana Maria Junqueira
Os petit fours do Palazzo Petrucci
Foto: Ana Maria Junqueira

Foi o primeiro restaurante a receber uma estrela Michelin em Nápoles, em 2008, e fica no alto de Posillipo, com vista mar.

Onde encontrar:
Via Posillipo, 16, Nápoles
Tel: +39 081 575 7538
www.palazzopetrucciristorante.it

(3) Ciro a Mergellina

Tudo o que os dois restaurantes acima mencionados têm de vanguarda, o Ciro a Mergellina tem de tradicional. Aqui, nada de estrelas Michelin e nem texturas inusitadas. É a boa e tradicional comida da região da Campania, que a gente tanto adora.

Para começar, não deixe de provar a mozzarella de búfala com tomatinhos cereja. A simplicidade que deixa saudade.

Mozzarella de búfala com tomatinhos cereja da Campania Foto: Ana Maria Junqueira
Mozzarella de búfala com tomatinhos cereja da Campania
Foto: Ana Maria Junqueira
A massa que leva o nome da casa, com camarões e vongole Foto: Ana Maria Junqueira
A massa que leva o nome da casa, com camarões e vongole
Foto: Ana Maria Junqueira
Um belo gelato de nocciola para terminar! Foto: Ana Maria Junqueira
Um belo gelato de nocciola para terminar!
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
Via Mergellina, 21, Nápoles
Tel: +39 081 681780
www.ciroamergellina.it

E, para fechar a nossa listinha, não se pode falar de restaurantes em Napoli sem indicar, claro, pizza!

Além das “manjadas” Da Michele e Sorbillo, testei e aprovei mais duas pizzarias deliciosas, que entram neste top 5:

(4) 50 Kalò 

É uma das novidades da cidade e talvez a pizzaria de sucesso mais nova em Nápoles. Comandada pelo festejado pizzaiolo Ciro Salvo, a longa espera vale a pena.

O nome vem da expressão usada pelo pizzaioli, “kalò”, que significa algo bom – talvez com raiz grega, já que “kalos” quer dizer algo belo e também bom em grego.

A pizza é simples, como não poderia deixar de ser por aqui. Massa fininha, leve, com a borda ligeiramente gorda. A minha escolha foi uma versão da margherita com queijo mozzarella de búfala. Aqui, cada um come a sua própria pizza inteirinha, de tão leve que é.

50 Kalò Foto: Ana Maria Junqueira
50 Kalò
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
Piazza Sannazzaro, 201/B, Nápoles
Tel: +39 081 1920 4667
www.50kalò.it

(5) Da Mattozzi

Um restaurante sem frescuras, bem tradicional, e frequentado majoritariamente pelos locais. A pasta é maravilhosa, assim como a pizza. Daqueles locais em que você fica com o olho comprido para ver o que a mesa do lado está comendo, todos os pratos muito apetitosos e fartos.

A minha escolha foi a pizza margherita, claro, impecavelmente saborosa e leve. Outra boa pedida é a marinara, com alho.

Da Mattozzi Foto: Ana Maria Junqueira
Da Mattozzi
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
V. Filangieri, 16, Nápoles
Tel: +39 081 416378

Fale conosco para organizar a sua viagem:

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari Blu, consultora na Magari Blu Viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.

Posts relacionados

Hotéis para curtir a natureza brasileira

Por Roberto Farkas Bitelman [...]

Pasquale Cantina em São Paulo

A Pasquale Cantina é um cantinho paulistano despretensioso onde se come e se bebe bem. [...]

Eclair Moi Paris em São Paulo

Sabe aquela tarde em que dá uma vontade danada de fugir da dieta por uma [...]

Floripa e Jurerê no verão

Giulia Librizzi, que escreve o delicioso blog La Mia Dolce Vita**, conta com exclusividade para [...]